Meditação

*antes que eu te formasse num ventre te conheci,
e antes que a tua mãe te desse a luz santifiquei-te,as nações te dei por profeta (jer 1;5)



DEUS SUPRE O BEM ESTAR DE SEUS FILHOS (toca em nos) II Co 9:10 b – O texto bíblico diz que Deus nos dá pão para alimento. Isso significa que Ele se preocupa em suprir cada uma das nossas necessidades e devemos desfrutar de sua benção. Não precisamos ficar ansiosos, porque Ele cuida de nós e neste cuidado quer suprir todas as nossas carências (alimento, moradia, educação, entretenimento, vestimenta, etc.)Mt 6:25-30, Fp 4:19.

3) UMA PARTE DO QUE DEUS NOS DÁ É SEMENTE, NÃO DEVE SER COMIDA (toca no reino de Deus e toca em outras vidas) – II Co 9:10 b - Paulo diz que, além de nos dar pão para alimento, Deus nos dá semente para semear. Aqui está o segredo da prosperidade! (Lembrar que prosperidade é crescer naquilo que se tem). Se comermos as sementes, não teremos o que semear e, conseqüentemente, não iremos colher amanhã. Portanto, vamos identificar o que é semente e semear:

a) AS PRIMÍCIAS SÃO SEMENTES – Primícias são a primeira parte de nossa colheita, uma oferta que tiramos antes de tudo, assim que recebemos algum recurso. Elas são santas ao Senhor, ou seja, se as usarmos estaremos roubando de Deus, pois d’Ele é sempre a primeira parte – leia também Pv 3:9-10 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.e Gn 4:3-5.” Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.

b) OS DÍZIMOS SÃO SEMENTES – A Bíblia ensina que os dízimos (10% de tudo o que ganhamos) também são do Senhor e não podemos usar para nós, sob pena de o estarmos roubando. A infidelidade nesta área abre porta para espíritos devoradores e impede nossa prosperidade em Deus .Ml 3:8-10.

c) AS OFERTAS SÃO SEMENTES – Além da semeadura de primícias e dízimos que são previamente requeridos pela Palavra de Deus, há uma parte dos recursos que ganhamos que também é semente: as ofertas voluntárias, aquelas que não estão designadas na Bíblia, mas que o Senhor espera que semeemos na sua obra e na vida de pessoas. Como identificar estas sementes? Orando sempre a Deus e consultando-o sobre quanto ele quer que ofertemos em cada oportunidade.II Co 9:7.

4) É A FIDELIDADE NA SEMEADURA QUE ABRE AS PORTAS PARA A PROSPERIDADE DE DEUS II Co 9:6 – Quem semeia pouco, colhe pouco. Quem come as sementes, empobrecerá. É uma lei espiritual que não será revogada. Se quisermos andar na benção, precisamos aprender a dar.

Os homens que Deus chama, e os que a Igreja escolhe, devem cumprir requisitos.

1. Atos 6:1-7. 
a. Boa reputação. 
b. Cheios do Espírito Santo. 
c. Cheios de sabedoria.
2. I Tim. 3:2-7.
a. Irrepreensível .
b. Marido de uma mulher.
c. Vigilante.
d. Sóbrio.
e. Honesto.
f. Hospitaleiro.
g. Apto para ensinar.
h. Não dado ao vinho.
i. Não espancador.
j. Não cobiçoso de torpe ganância.
k. Moderado.
l. Não contencioso.
m. Não avarento.
n. Governe bem a sua própria casa.
o. Bom testemunho dos que estão de fora.
p. Não neófito.
C. Estes homens são conhecidos através de oração. 
1. Atos 6:6, "...orando..."
2. Atos 1:23-26, "...orando..."
3. Mat. 9:37-38, "Rogais pois, ao Senhor..."


 Responsabilidade do pastor

 1. O pastor é responsável de velar, vigiar, as almas dos membros. 
a. Para ser atento que o membro não está sendo levado numa cilada do diabo. (I Ped. 5:8)

b. Para ser sempre, de "de plantão" para cuidar as necessidades espirituais dos membros. (II Cor. 6:5; 11: 27)

c. Para ficar orando todo o tempo pelos membros que obedeçam a palavra de Deus. Efes. 4:12, "aperfeiçoamento dos Santos ..." (Êxodo 32: 11-14).

2. O pastor é responsável à Deus pelos membros. "...hão de dar conta..."

a. Por isso os membros devem orar pelos pastores, v. 18.

b. A responsabilidade de ser pastor não é fácil, piqueniques ou como tirar as férias.

C. Com a Igreja
1. I Tim. 5:17, "governam"
Governam ! significa: ser na frente, dirigir, presidir. Strongs.

a. Não é um grupo de homens que decidem ou dirigem tudo na Igreja. É o pastor. Ele que é responsável.

(1). Os homens ajudem o pastor.

(2). As mulheres ajudem o pastor.

(3). Mas a direção da Igreja, vem do pastor.

b. Efes. 4:11-12, "para a obra do ministério" Deus deu lideres na igreja para fazer a obra, e os lideres são: profetas, evangelistas, e pastores.

(1). Os diáconos não governam.

(2). Os missionários não governam a obra que os enviou.

(3). Missões, juntas, confraternidades, reuniões dos pastores...nada é para interferir na direção da Igreja. É para o Pastor com a sabedoria de Deus pela a Igreja, que diriga as coisas da Igreja.

2. . Efes. 4:11-15, "...para a edificação do corpo de Cristo. "isso é a igreja".

a. O pastor deve mexer com as vidas espirituais dos membros.

b. O pastor não é só um pregador visitante, mas ele cuida, preocupa-se, trabalha e esforça-se, para ver a igreja bem espiritualmente.

(1). Que ela esteja crescendo no conhecimento.

(2). Que ela esteja na obediência.


OS QUE TÊM PASTORES ! TÊM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE TAMBÉM. NUM. 16:1-5 (41-50).

Quando o povo de Deus vê que precisa um homem para governar, anunciar, instruir e velar pelas suas almas, e Deus lhes deu um homem, um Pastor, este povo é abençoado. Mas este povo tem responsabilidades para com seu pastor também e é uma responsabilidade pesada.
Se tratar mal o seu pastor, é o Senhor Deus, que se vinga aquela pessoa ou povo.
Seu pastor deve cumpriu requisitos diante de Deus, a Igreja e os de fora.
Seu pastor terá grande responsabilidade de doutrinar, anunciar, velar e governar a Igreja, ...mas...também...a Igreja terá responsabilidades com o seu pastor também.
Vamos ver estas agora. Você está pronto de receber essas responsabilidades, que vendo privilegio de ter seu Pastor?

A. Com a sua atenção. Heb. 13:17.

1. "Obedeci a vossos pastores..."
Obedeci ! significa: Convencer (com provas), pacificar ou conciliar. Strongs.
Como o homem convença o cavalo de virar ou parar, etc...assim o povo que tem Pastor devem o obedecer.

a. Homem tem falhas, Pastor também, e o povo também.

b. Mas ele tendo falhas não tira de vocês a necessidades de ser guiado pelo pastor.

c. Mesmo ele tendo falhas, é dever de obedecê-lo.

d. Quando o povo fica contra o pastor, é Deus quem corrigia a situação. Núm. 16.

e. Outros versículos que usem esta palavra obedecer no original e é traduzida com outras palavras. Atos 5:40, "concordar" , I João 3:19, "assegurar, Atos 27:11, "crer".


Sujeitar-vos a eles. "Heb. 13:17.

Sujeitar-se ! significa: se render. Strongs

a. O pastor tem responsabilidade de governar a igreja (estar na frente), dirigir a igreja (I Tim. 5:17) e é Deus que chamou eles para ser pastores, (Efes. 4:11,12) então: Quando o pastor tenta dirigir a igreja para mais obediência da palavra, é para a igreja seguir ele, ou seja, de render a ele.

b. O pastor tem responsabilidade de edificar a igreja no Espirito. Então quando ele tenta apontar ou aconselhar alguém duma falha ou uma maneira de crescer mais na obediência, não seja dura, contra... mas se rende, submeta-se á ele!

c. a responsabilidade do pastor é de trabalhar na palavra e doutrina para depois instruir você na doutrina, então:

(1) Não falte de estar nos cultos.

(2) Não resista a doutrina.

(3) Não resmungue contra os ensinamentos.

(4) Deixe que você seja doutrinado.

(5) Aceite os ensinamentos.

(6) Tente de fazer o que ele ensina


 Com seu dinheiro. I Cor. 9:14 (I Tim. 5:12).

1. Não tem nada errada com aquele qual Deus chamou, e que vocês escolheram e que doutrina, governa, vela e anunciar o evangelho á vocês, de receber de vocês o que ele precisa par viver. I Cor. 9: 7,9.

2. O dízimo é para que "haja mantimento na minha casa". Mal. 3:10. Diz Senhor. Através do pastor trabalhando na palavra na doutrina vocês estão fartos e fortes no Senhor. Então o dízimo é justamente para isso.


Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Corintios 6:9-10

"Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 21:7-8

Muitos cristãos são bons ouvintes da Palavra, ou seja, não faltam aos cultos, lêem as Sagradas Escrituras e fazem suas orações diárias a Deus.

Mas há aqueles que só fazem isto, ou seja, não assumem a responsabilidade de colocar em prática aquilo que o Senhor lhes abre o entendimento.

Sabemos que cada um de nós tem um plano que foi traçado por Deus para executarmos e também sabemos que há tentações que o inimigo coloca nos nossos caminhos para que nós não obedeçamos aos desígnios de Deus e, assim, sejamos mais um membro do inferno, agora e na eternidade também.

Para nossa reflexão relaciono abaixo os grupos que não herdarão o Reino dos Céus, ou seja, que não viverão ao lado do Pai, nem aqui e agora e tampouco na eternidade.

1. os devassos (libertino; dissoluto, licencioso) imorais (que vive contrariamente à moral, desonesto, libertino, indecência, rejeitar os valores morais normalmente aceitos)

2. os idólatras (Amor exagerado ao que não pertence a Deus, Adoração de ídolos)

3. os adúlteros (Que viola a fidelidade conjugal, Infidelidade conjugal)

4. os efeminados/homossexuais passivos ou ativos (tem modos próprios de mulher. / Adamado, amaricado, excessivamente delicado. / Frouxo, mole)

5. os sodomitas/homossexuais passivos ou ativos (Habitante ou natural de Sodoma., Pessoa que pratica a sodomia, Perversão sexual; coito anal; pederastia, Práticas sexuais entre homens; homossexualismo masculino)

6. os ladrões (roubadores, não somente de dinheiro e bens, mas todos os que intencionam usurpar fiéis de outras denominações cristãs que aceitaram e andam com o Senhor Jesus.)

7. os avarentos (Que ou aquele que alimenta a paixão de juntar dinheiro. (Sin.: avaro, forreta, harpagão, mão-de-finado, pão-duro, seguro, somítico, sórdido, sorrelfa, sovina, unha-de-fome, usurário.)

8. os bêbados/alcoólatras (viciado em bebida alcoólica; beberrão, ébrio. Que ou o que está embriagado, que tem o cérebro perturbado pela ação do álcool)

9. os maldizentes (Que ou aquele que fala mal dos outros. / Intrigante., Que ou quem intriga; mexeriqueiro) caluniadores (Que, ou aquele que calunia, detrata, difama. Atingir alguém em sua reputação, em sua honra, por acusações falsas; difamar., Imputar a alguém fato ofensivo de sua honra ou de sua reputação. / Desacreditar publicamente)

10. os roubadores/trapaceiros (Que ou aquele que faz trapaças; trampolineiro; finório, velhaco, espertalhão, embusteiro.)

11. tímidos (Que não tem coragem; medroso: menino tímido. / Inseguro; acanhado; inibido.) covardes (Medroso, poltrão, pusilânime, Destituído de coragem; temeroso até à covardia; fraco, covarde, poltrão. / Que deixa transparecer esse defeito: procedimento pusilânime.)

12. incrédulos (Que não é crédulo ou crente. / Que não crê nos dogmas religiosos. / Que dificilmente se deixa convencer. / &151; S.m. Infiel, ateu, ímpio, incréu.)

13. abomináveis (Que excita a aversão, o horror: crime abominável. / Muito mau: gosto abominável. (Sin.: detestável, execrável.)) depravados (Pervertido, degenerado, corrompido. / &151; S.m. Bras. Indivíduo libidinoso, dado a depravações, imoral.)

14. homicidas (Pessoa que mata outra; assassino. / &151; Adj. Que é causador de morte: instrumento homicida) assassinos (Aquele que mata com premeditação ou à traição. / &151; Adj. Que mata: mão assassina. / Homicida, matador)

15. fornicadores (Ação de fornicar, relações sexuais realizadas entre solteiros, Pecado de luxúria) que cometem imoralidade sexual(Oposição aos princípios da moral: imoralidade de um livro. / Qualidade do que é imoral. / Coisa imoral. / Devassidão, desonestidade, indecência.)

16. feiticeiros (Que faz feitiços; bruxo, mágico. / &151; Adj. Aprazível, atraente, fascinante, encantador.) os que praticam feitiçaria (Operação, atividade de feiticeiro; bruxaria, sortilégio: na Idade Média, a feitiçaria era considerada crime. / Fascinação, encanto, enlevo, sedução: feitiçarias do coração. Malefício ou artimanhas de feiticeiro: recorrer aos sortilégios da macumba. / Trama, combinação, maquinação. Ato de enlevar. / Estado de espírito provocado por pessoa ou coisa que maravilha ou encanta. / Encantamento, deleite. / Êxtase.)

17. idólatras (Que adora ídolos. / Pagão: povo idólatra. / Próprio de idolatria: culto idólatra. / Fig. Que ama excessivamente: essa mãe é idólatra dos filhos. Prestar idolatria. / Adorar com idolatria. / Fig. Amar excessivamente, com grande paixão.)

18. todos os mentirosos (Que engana; que foge à verdade; enganador, ilusório, mendaz; falso. / Que tem o hábito de mentir.)

Avalie-se com sinceridade perante o Senhor e reveja os pontos onde você se identificar, mudando suas atitudes. O maior beneficiado será você mesmo!


“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”  Hebreus 4:12
Não há criatura que passe desapercebida ou que se esconda diante de Deus, pois tudo fica evidente aos nossos olhos, em especial em relação às pessoas com quem nós temos que lidar!

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”  Efésios 4:1-3

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”  João 10:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário estarei respondendo assim que possível.

AG 2224 Conta Poupança 00039015-7 Em nome de Elizeu Virginio Oliveira

AG 2224 Conta Poupança 00039015-7 Em nome de Elizeu Virginio Oliveira
-